O diário da Carolina, que virou um livro.
20 de julho de 1955
Deixei o leito as 4 horas para escrever. Abri a porta e contemplei o céu estrelado. Quando o astro-rei começou despontar eu fui buscar água. Tive sorte! As mulheres não estavam na torneira. Enchi minha lata e zarpei. (...) Fui no Arnaldo buscar o leite e o pão. Quando retornava encontrei o senhor Ismael com uma faca de 30 centimetros mais ou menos. Disse-me que estava a espera do Binidito e do Miguel para matá-los, que êles lhe expancaram quando êle estava embriagado.
Lhe aconselhei a não brigar, que o crime não trás vantagens a ninguem, apenas deturpa a vida. Senti o cheiro do alcool, disisti. Sei que os ébrios não atende. O senhor Ismael quando não está alcoolizado demonstra sua sapiencia. Já foi telegrafista. E do Circulo Exoterico. Tem conhecimentos bíblicos, gosta de dar conselhos. Mas não tem valor. Deixou o alcool lhe dominar, embora seus conselho seja util para os que gostam de levar vida decente.
Preparei a refeição matinal. Cada filho prefere uma coisa. A Vera, mingau de farinha de trigo torrada. O João José, café puro. O José Carlos, leite branco. E eu, mingau de aveia.
Já que não posso dar aos meus filhos uma casa decente para residir, procuro lhe dar uma refeição condigna.
Terminaram a refeição. Lavei os utensílios. Depois fui lavar roupas. Eu não tenho homem em casa. É só eu e meus filhos. Mas eu não pretendo relaxar. O meu sonho era andar bem limpinha, usar roupas de alto preço, residir numa casa confortável, mas não é possivel. Eu não estou descontente com a profissão que exerço. Já habituei-me andar suja. Já faz oito anos que cato papel. O desgosto que tenho é residir em favela.
(...)
http://www.jornalplasticobolha.com.br/pb21/texto9.htm (em 28-07-15)
A atividade realizada na sala de informática, foi a leitura e interpretação do texto e após, destaque dos verbos do texto com passagem para as formas nominais:
Exercício produzido por Maria Clara de Souza
Escrever Desconsiderando Embrigado
Relaxar Pretendo
Despontar
Resistir
Dominar
Dar
Buscar
Levar
Esperar
Andar
Usar
Exercício 2: Do infinito passar os verbos para as formas Gerúndio e Particípio.
Escrever > Escrito > Escrevendo
Despontar > Despontado > Despontando
Buscar > Busquei > Buscando
Esperar > Esperei < Esperando Brigar > Briguei > Brigando
Dominar > Dominando > Dominando
Levar > Levei > Levando
Dar > Dado > Dando
Resistir > Residirei > Residindo
Lavar > Lavarei < Lavando Relaxar > Relaxei > Relaxando
Andar > Andado > Andando
Usar > usarei > usando
E para fechar, o aluno Gustavo de Aguiar digitou um pequeno texto para que colocássmos aqui no blog, pois é um conselho muito legal sobre relacionamentos. Valeu Gustavo!
Vamos conferir?
Trecho do texto ”Quero esquecer!” de Laura Folgueira - Retirado do livro “Singular e Plural - Leitura ,Produção e Estudos de Linguagem. 7º ano (p. 47)
Entenda o que sente
Você até sabe que pensar no cara não faz bem mas seu coração insiste em ficar nas mãos dele ? Avalie o que está , de verdade prendendo você a essa relação .É comum ficar agarrada a um amor por costume ou até pelo medo arriscar , de novo em uma situação desconhecida .Não se acomode !O primeiro passo para esquecê-lo é acreditar que pode fazer isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário